Nesta foto, mostra um exemplo de má conservação: Uma das cruzetas que dão sustentação aos cabos está podre. As consequências são desligamentos acidentais, rompimento dos cabos. |
Nas piores das hipóteses, o cabo pode encostar nas ferragens ou até mesmo no poste e com o curto-circuito poderá romper caindo o cabo energizado no chão, ou ainda em
cima de uma pessoa ou carros, podendo causar até mortes.
Caso este circuito não tenha uma proteção adequada (como religadora autómatica) este pequeno problema, poderá interferir diretamente no disjuntor do transformador da subestação (ETD) desligando. O problema é que os transformadores de substação podem alimentar vários circuitos 2, ou até mesmo 4 circuitos. Então desligando este transformador, desliga-se 4 circuitos. Um problema que podia afetar somente uma rua, agora pode afetar um baiiro inteiro.
Outro problema é a segurança. Se um cabo desse romper, a fase energizada pode vir a cair em cima de um carro ou até mesmo uma pessoa. Lembrando que a tensão de cada fase é de 7,5 KV (sete mil e quinhentos volts.
Há relatos de casos onde cabos partidos matarem pedestres que estavam na calçada.
Caso você note alguma anormalidade, poderá ligar para a concessionária informando o problema, a rua e o número próximo do defeito.